• (92) 99369-6809
  • (92) 3342-1396

ETE's Estação de Tratamento de Esgoto

A coleta e tratamento de esgotos compõem item fundamental no Saneamento Básico das cidades, e com funções distintas, promovem a melhoria na qualidade de vida das pessoas e preservação dos recursos hídricos.

A coleta consiste no transporte do esgoto por meio de tubulações até um ponto de descarte, o que a configura uma etapa essencial na preservação da saúde da população. O tratamento de esgotos, por sua vez, são as atividades relacionadas à remoção de poluentes, e o método a ser utilizado depende de suas características físicas, químicas e biológicas. Após este processo, o esgoto tratado pode ser devolvido aos rios e lagos sem riscos ao meio ambiente.

Gradeamento
Etapa do tratamento responsável pela retenção dos sólidos grosseiros (latas, garrafas pet, papelão, entre outros) do esgoto bruto, evitando o entupimento e danos em tubulações e bombas.

Caixa de Areia
Etapa do tratamento responsável pela retenção de sólidos finos (areia, cascalho, pedrisco, entre outros) presentes no esgoto bruto, evitando desgaste por abrasão em equipamentos e tubulações.

Elevatória de Esgoto Bruto
Sistema composto por conjunto moto-bomba, responsável pelo bombeamento do esgoto bruto para o início do tratamento biológico nos tanques de aeração.

Tanque de Aeração
Etapa responsável pelo tratamento biológico do esgoto através da degradação da matéria orgânica por bactérias aeróbias. Este processo requer a injeção mecânica de ar para auxiliar o processo de degradação da matéria orgânica.

Etapa do tratamento responsável pela separação física do lodo (composto por sólidos sedimentares e flutuantes do efluente tratado). Parte do lodo retorna para o Tanque de Aeração (lodos ativados) e parte é destinada ao digestor aeróbio de lodo.

Digestor Aeróbio de Lodo
Etapa do tratamento responsável pela digestão aeróbia e inertização do lodo, reduzindo a matéria orgânica e condicionando o lodo para a etapa de desidratação.

Sistema de Desinfecção
Etapa do tratamento responsável pela desinfecção do efluente tratado, tendo a finalidade de combater patógenos nocivos a saúde para o descarte final no corpo receptor.

Cuidados básicos com a rede coletora

  • Mantenha os ralos do banheiro sempre livres de obstrução;
  • Não jogue lixo pelo vaso sanitário, ralos e pias;
  • Mantenha a caixa de inspeção bem fechada para evitar a entrada de água de chuva;
  • Não descarte óleo de cozinha nas pias e ralos, isso pode ocasionar entupimento da rede de esgoto.
Shopping Basket